domingo, 12 de outubro de 2008

LINHA DOS CIGANOS

POR PAI FERNANDO GUIMARÃES

Em nosso terreiro a linha dos ciganos é comandada pelo Cigano Woisler, entidade que tem ligação comigo desde a minha infância.
A deslumbrante Cigana Mama Rosa tem uma presença marcante nessa gira por ter sido mãe carnal do Cigano Woisler.
A linha dos ciganos é considerada neutra, ou seja, aquela que não trabalha em nome de nenhum Orixá e por isso pode se manifestar na quimbanda, o que não recomendo. O
certo é eles terem a sua própria gira. Os ciganos são simplesmente maravilhosos.
A especialidade dos ciganos é manter a harmonia familiar, equilibrando as ações de seus membros, ajudando a parte financeira se esta for um ponto importante para o bem estar familiar. A família para o cigano é fundamental.
Gostam de galanteios, insinuam-se com elegância e conservam um porte majestoso e adoram a dança e a musica.
Fazem previsões através de leituras de cartas, pedras, velas e cristais. O Cigano Woisler com muita graça diz que "o cigano conhece o passado e o futuro dos outros para viver o seu presente".

PAI FERNANDO GUIMARÃES
paimaneco.blogspot.com

CIDADANIA CIGANA




Projeto lançado em Belo Horizonte prestigia ciganos e nômades urbanos

Realização de um sonho. Essas são as palavras que resumem o sentimento proporcionado pelo lançamento do projeto Cidadania de Ciganos e Nômades Urbanos, que ocorreu nesta quarta-feira, 17 de junho, em audiência pública realizada na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, promovida pela Comissão de Participação Popular da ALMG, o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil do Estado (Recivil) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH).

O evento contou, também, com a presença do analista cultural, Geraldo Vítor, da Secretaria da Identidade e da Diverisadade Cultural do Ministério da Cultura, da Chefe da Representação Regional de Minas Gerais/MinC, Aída Ferrari, de membros do Ministério Público, Defensoria Pública, representantes do executivo e legislativo municipal e estadual, e de comunidades ciganas e nômades, que foram prestigiar o lançamento da iniciativa que visa estimular e promover mutirões de registros civis nas comunidades envolvidas.

O subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SEDH, Perly Cipriano, lembrou que a cidadania começa pelo registro civil. Segundo ele, o Brasil tem a segunda maior população cigana do mundo – sendo a de Minas Gerias a segunda maior do país, com aproximadamente 428 mil pessoas – e, por isso, é preciso fazer com que o trabalho iniciado em Minas Gerais seja disseminado para todo o país.

De acordo com a coordenadora de Políticas Sociais e Projetos Estratégicos do Recivil, Maria Cecília Duarte, a parceria e o apoio do Governo Federal foram fundamentais para iniciar esse projeto de construção da cidadania do povo brasileiro e do rompimento da exclusão social, pois agora com a documentação civil básica os povos ciganos e os nômades urbanos terão oportunidade tanto aos seus direitos como aos deveres de cidadãos brasileiros.

Um dos momentos mais emocionantes da audiência foi durante o pronunciamento do jornalista e representante dos ciganos em Minas Gerais, Zarco Fernandes. Segundo ele, esse dia é o segundo mais importante da sua vida, vindo apenas depois do nascimento dos seus filhos. Zarco lembrou que essa luta pelo registro civil básico aos ciganos vem se prolongando por 13 anos e que foi preciso muito esforço para superar a burocracia e o preconceito. Finalizando, afirmou que este projeto é o primeiro passo na tentativa de se corrigir e superar os estereótipos negativos e discriminatórios criados em volta do cigano.

Outra importante participação foi a da representante do Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial, a cigana Mirian Stanescon, que reforçou o discurso sobre a exclusão dos ciganos no Brasil e no mundo. Para ela, é preciso que se tenha orgulho de sua etnia para que haja força na busca pela igualdade social. Ela apresentou uma cartilha desenvolvida pelo órgão, que tem o objetivo de unir os clãs ciganos e pleitear os direitos, a proteção, o acesso à educação e o resgate da dívida histórica da sociedade para com os povos ciganos. Evidenciou, ainda, a importância do Prêmio Culturas Ciganas da SID/MinC, fazendo um apelo pela continuidade do edital.

Durante a apresentação do programa, Maria Cecília Duarte anunciou que os próximos mutirões para cadastramento e oferecimento da documentação civil básica ocorrerão nas cidades de Poços de Caldas, Uberaba, Barbacena e Muriaé, além de Belo Horizonte.

Geraldo Vítor, em suas considerações finais, dirigiu-se aos gestores de governo presentes, ressaltando a necessidade de uma articulação para a extensão do projeto a outros estados da federação.

(Texto: Frank Martins, Representação Regional do MinC/MG)
(Fotos: Willian Dias)

CIGANA DOS CAMINHOS


A cigana dos caminhos é uma entidade mais séria que as demais
entidades ciganas. Apresenta-se como uma mulher de meia idade,
discreta e formal. Ajuda a liberação de obstáculos que estejam
dificultando o fluxo normal na vida da pessoa.
Sua oferenda: vela lilás ou azul clara, uvas verdes e água mineral, colocados numa praça até as 18 horas.
Sempre que fizer uma oferenda, chame pelo nome da entidade que irá recebê-la e deixe bem claro que é para essa entidade específica.
A essa cigana peça abertura de caminhos.

NOMES DOS CIGANOS NA UMBANDA

MUITAS ENTIDADES ESPIRITUAIS, DE VÁRIAS LINHAS, USAM COMO IDENTIFICAÇÃO UMA DENOMINAÇÃO GENÉRICA SEM FAZER REFERÊNCIA A UM NOME PESSOAL POR MUITOS MOTIVOS.


* NÃO TÊM AINDA AUTORIZAÇÃO
* NÃO ACHAM NECESSÁRIO
* O MÉDIUM NÃO ESTÁ PREPARADO PARA SABÊ-LO


O MESMO SE DÁ COM RELAÇÃO A ESTÓRIA PESSOAL DA ENTIDADE, QUEREMOS SABER QUEM FOI, ONDE NASCEU, COMO VIVEU, ONDE HABITA ESPIRITUALMENTE, QUAL SEU PONTO RISCADO ETC.


COMO SE UM ESPÍRITO TIVESSE TIDO UM ÚNICO NASCIMENTO E UMA ÚNICA EXISTÊNCIA. NOSSA CURIOSIDADE É INGÊNUA E DESPROVIDA DE LÓGICA.


JÁ QUE NECESSITAMOS DESSAS INFORMAÇÕES, O QUE OS ESPÍRITOS FAZEM É NOS PASSAR DENTRO DE LIMITES, O QUE ACHAM NECESSÁRIO.


UNS NOS RELATAM FATOS MAIS MARCANTES DE UMA DE SUAS ENCARNAÇÕES NOS DANDO O SEU NOME REAL NA MESMA, OU ADOTANDO UM OUTRO NOME.


OUTROS OPTAM POR USAR COMO IDENTIFICAÇÃO APENAS O NOME DA FALANGE A QUAL PERTENCE OU DA FUNÇÃO QUE DESEMPENHA.


ALGUNS EXEMPLOS


* CIGANA ROSA - APENAS O NOME


* CIGANA ROSA DOS CAMINHOS - NOME E FUNÇÃO


* CIGANA DOS CAMINHOS - APENAS FUNÇÃO.


O QUE VERDADEIRAMENTE NOS IMPORTA É A MARAVILHOSA AJUDA QUE ESSES ESPÍRITOS NOS PROPORCIONAM.


SALVE OS CIGANOS.



Claudia Baibich

CIGANA YARA


A cigana Yara é um verdadeiro encanto, muito graciosa e educada.
Essa entidade é mestra na cartomancia.
Costuma ajudar muito seus médiuns, e é de uma generosidade
incrível. Excelente conselheira, não costuma trabalhar a magia e
nem pedir oferendas.
As ciganas que trabalham com a cartomancia, indicam possibilidades
de escolhas aos consulentes, e por isso mesmo, ele deve trilhar e
conquistar seu caminho, com suas próprias forças.
A cigana Yara, embora especialista nas artes divinatórias, só revela
o que pode e deve ser revelado, no momento oportuno. Mas sempre
tem uma palavra amiga.
Em suas manifestações, não costuma dançar muito, prefere ficar
sentada, lendo as cartas ou simplesmente "observando".
Outra característica sua é a simplicidade e a modéstia.
Sorte do médium que tem cigana Yara como mentora, e segue seus
conselhos. É muito fácil e gratificante trabalhar com essa entidade.
Claudia Baibich
Para copiar cite a fonte.

CIGANA MADALENA


A cigana Madalena apresentou-se à mim como uma mulher de quarenta
anos, muito bonita e bem humorada. Tem cabelos castanhos levemente
ondulados, até a altura dos ombros.
Não costuma pedir oferendas, porque sua atuação é mais na consulta
em si, com o jogo de cartas. Prefere, dependendo do caso, pedir que
o consulente faça orações à Santa Sara.
Usa rosas nos cabelos e longos brincos dourados. Usa vestido carmim
com detalhes dourados.
A cigana Madalena gosta de trabalhar com baralho cigano e tarô em suas consultas.


SALVE A CIGANA MADALENA,
Uma amiga de fé e para sempre!!!
Claudia Baibich

A APLICAÇÃO DOS PASSES

Um dos momentos mais importantes de um trabalho mediúnico é a aplicação de passes nas pessoas da assistência, especialmente nos trabalhos de cura da Linha do Oriente.
Abaixo explicações teóricas sobre a aplicação de passes, segundo a doutrina espírita, mais que pode ser adaptada aos trabalhos de Umbanda.
Já que em todos os Terreiros, os médiuns incorporados ou não, aplicam passes nos membros da assistência.

Em "A Gênese - Capítulo XIV - item 33", Allan Kardec nos demonstra que a ação magnética pode produzir-se por diversas formas:


Pelo próprio fluido do magnetizador (passista).
Pelos fluidos do Espírito (desencarnado).
Pelos fluidos do Espírito (desencarnado) combinando com os fluidos do magnetizador (passista).

Também devemos considerar o passe em relação aos seguintes fatores:

Distância
Perto (em torno de 25 cm) - ATIVANTE
Longe (a partir de 30 cm) - CALMANTE
Velocidade
Lento - CONCENTRADOR (Quanto mais lento mais concentra)
Rápido - DISPERSIVO ( Quanto mais rápido mais dispersivo)

O concentrador ajuda a "incorporação", enquanto o dispersivo, evita que a manifestação ocorra.

Tipos de Passes
A ação magnética pode produzir-se de várias maneiras; assim é que classificamos os passes em:

Espirituais
Magnéticos
Mediúnicos
Mistos

Espirituais
É uma espécie de magnetização feita pelos bons Espíritos, sem intermediários, diretamente no perispírito das pessoas enfermas ou perturbadas. No passe espiritual o necessitado não recebe fluidos magnéticos de médiuns, mas outros, mais finos e puros, trazidos dos planos superiores da Vida pelo Espírito que veio assisti-lo.

Pelo fato de não estar misturado ao fluido animalizado, o passe espiritual é bem mais limitado que as outras modalidades de passes. Com isso, pode-se compreender que os recursos oferecidos nas reuniões públicas de Espiritismo, onde participam grande quantidade de encarnados e Espíritos desencarnados, são bem maiores do que aqueles que podemos contar em nossas residências, só com a ajuda do nosso anjo da guarda.

Os Espíritos se utilizam dos seus próprios fluidos e atuam diretamente e sem intermediários sobre encarnados. Os fluidos são manipulados pelos Espíritos passistas, que se utilizam de seus próprios fluidos, dos fluidos dos auxiliares, de fluidos da Natureza, tais como plantas medicinais e, também de fluidos de médiuns à distância.

Magnéticos
É o tipo de passe em que a pessoa doa apenas seus fluidos, utilizando a força magnética existente no próprio corpo espiritual. Pelo menos em tese, qualquer criatura pode ministrá-lo. Suas qualidades variam segundo a condição moral do passista, sua capacidade de doar fluidos e seu desejo sincero de amparar o próximo.

No passe magnético, geralmente se recebe assistência espiritual. Como vimos, isso acontece porque os Espíritos superiores sempre ajudam aqueles que, imbuídos de boa vontade, atendem aos mais carentes. Lembramos aqui, que o socorro dos Benfeitores é independente da crença que o passista ou magnetizador possa ter em Deus ou na Espiritualidade. Os Espíritos disseram a Allan Kardec, em "O Livro dos Médiuns", questão 176:

"...muito embora uma pessoa desejosa de fazer o bem não acredite em Deus, Deus acredita nela".

Transmitidos pelo médium que doa de seus próprios fluidos, de sua própria força irradiante, de suas energias fluídicas.

Magnetizador é aquele indivíduo saturado de fluido vital e que através da vontade - atributo essencial do espírito - usa seu fluido magnético, atua sobre ele, dando-lhe as qualidades necessárias.

No caso do passe magnético não é o fluido dos espíritos desencarnados, apenas eles atuam fortalecendo a vontade do doador.

Pesquisando as teorias kardequianas, vamos encontrar na Revista Espírita - ano VII - janeiro de 1864 - página 7, importante estudo, que elucida um pouco mais o assunto:

"...Em geral o que magnetiza (passista) não pensa senão em desdobrar essa força fluídica, derramar seu próprio fluido sobre o paciente submetido aos seus cuidados. Sem se ocupar se há ou não uma Providência interessada no caso, tanto ou mais que ele. Agindo só, não pode obter senão o que a sua força, sozinha, pode produzir; ao passo que os médiuns curadores começam por elevar sua alma a Deus e a reconhecer que, por si mesmos, nada podem... Esse socorro que envia são os bons Espíritos que vêm penetrar o médium de seu fluido benéfico que é transmitido ao doente... e que são devidas simplesmente à natureza do fluido derramado sobre o médium. Ao passo que o magnetizador (passista) ordinário se esgota, por vezes em vão, a fazer passes, o médium curador infiltra um fluido regenerador pela simples imposição de mãos, graças ao concurso dos bons Espíritos".

Mediúnicos
O médium serve de veículo para os fluidos que os Espíritos derramam sobre ele. É o magnetismo misto, em que se combinam os fluidos humanos e espirituais.

Nesse passe, o médium fica em estado de transe, é envolvido pelo Espírito ou Espíritos e trabalha mediunizado. É desaconselhado este tipo de passe, pela perda parcial da vigilância necessária à boa condução dos trabalhos.

Mistos
São os passes, normalmente usados nas Casas Espíritas, por envolvem o magnetismo das pessoas, a presença dos Mentores da Casa e a presença do próprio Guia do passista, sem que haja a incorporação.

Formas de Aplicação
Poderemos conhecer as técnicas de passe que são usadas no mundo espiritual e que são descritas nas obras de André Luiz e Manoel Philomeno de Miranda.

Passe de Sopro - Insuflação (quente - frio) (André Luiz - Os Mensageiros - Cap. 19);
Rotatório - Circular - (André Luiz - Missionários da Luz - Cap. 19);
Dispersão - (André Luiz - Ação e Reação - Cap. 3) e (Manoel Philomeno de Miranda - Grilhões Partidos - Cap. 15)
Longitudinal - (André Luiz - Missionários da Luz - Cap. 19);

Podemos classificar as formas de aplicação em várias categorias a saber:

Imposição das mãos;
Longitudinais;
Transversais
Rotatórios;
Perpendiculares Imposição dupla ou simples;
Passes de sopro, quente ou frio
Dispersivos
que se dividem em:
Transversais cruzados
Rotatórios ou Circulares cruzados
De sopro
Passe incorporado
---------------------------------------------------------------------------
Analisemos cada um:

Imposição de Mãos

É sempre concentrador de fluidos. Pode ser dado com uma ou com as duas mãos, em um centro de força ou outro ponto qualquer. As mãos devem estar sem concentração de força, sem contração muscular e sim "soltas". Os passistas podem ser digitais ou palmares. Não faz a menor diferença. O importante é não contrariar sua natureza. Os tumores e inflamações respondem bem aos concentrados ativantes. É bom lembrar que as curas instantâneas são muito raras.

Longitudinal
São aqueles feitos ao longo do corpo, da cabeça aos pés e de cima para baixo, com as mãos abertas e os braços estendidos, normalmente, sem nenhuma contração.Com pequenas e sutis pausas em cada Centro de Força. Quando usado como dispersivo é aplicado sem pausas, direto da cabeça aos pés.

Transversais
Estes passes são bons mas apresentam algum inconveniente se usados na câmara de passes, junto a outros passistas. Estende-se os dois braços para diante, as palmas para baixo, assim como os polegares e vai abrindo rapidamente os braços, no sentido horizontal, depois volta, com bastante energia a posição original. Isto deve ser feito, na cabeça, no peito, no estômago, no baixo ventre e nos pés.

Rotatórios ou Circulares
São executados com as palmas das mãos girando suavemente, da direita para a esquerda e vice-versa. São também conhecidos como fricções sem contato.

Perpendiculares
São aplicados com o paciente de pé. Estende as mãos sobre a cabeça do paciente, descendo-as, rapidamente, pela frente e pelas costas, ficando o passista de lado para o paciente.

Imposição dupla: Sem dúvida esta é a forma mais simples e mais comum. Estende-se as mãos sobre a cabeça ou outra parte do corpo. O passista deve ficar em profundo estado de concentração e oração.
Imposição simples: A mesma coisa de imposição dupla, apenas feita com uma mão. A outra pode fica estendida ao lado do corpo ou posicionada acima do Centro Coronário.

Sopro ou Insuflação
Esta modalidade de passes requer do passista cuidados especiais e rigorosos. É um passe rigorosamente curativo ou dispersivo, conforme a intenção da aplicação. É aplicado com a boca mais ou menos aberta, sobre as partes afetadas, insuflando ali, vigorosamente. Para que seja eficiente, é necessário que o passista as aspire ar, em grande quantidade, dilatando o tórax, para os sopros frios, ou dilatando o estômago, para os quentes. O passista deve ter boa capacidade respiratória, hálito saudável, estômago livre de emanações pesadas, Mente e palavras limpas, moralmente.

Os passes de sopro se dividem em:
Estimulantes;
Curativos;
Quentes;
Cicatrizantes Frios;
Calmantes;
Descongestionante;
Revigorantes;
Dispersador de fluidos

O sopro quente sai da boca do passista saturado de fluidos curadores, umedecido pelos vapores aquecidos pelas mucosas do estômago. Aproximar a boca do local, sem repugnância ou medo do contágio e assoprar vigorosamente. Pode-se, em casos mais repugnantes, cobrir o local com uma gaze.

O sopro frio é executado a 30cm. ou até mais de um metro. Aspira-se o ar, enchendo o tórax e soprando com os lábios quase fechados. Esta técnica é usada em pacientes que incorporem durante o passe.

Os dispersivos já exemplificamos a respeito. Relembrando: "Transversais cruzados", "Rotatórios ou Circulares cruzados" e "Sopro frio", são os mais usados.

Passe Incorporado
O passe incorporado não tem motivo para ser aplicado. Os espíritos fazem circular os fluidos pelos médiuns para o paciente. Quando o espírito necessita atuar diretamente, ele não necessita de médium. Isto gera um inconveniente pois pode acontecer de o médium estar envolvido pelo obsessor do paciente e em vez de ajudar, prejudicá-lo.

Classificação em Relação aos Centros Espíritas

Nas Casas Espíritas, como classificação de trabalho, eles podem ser:
Individuais;
Coletivos;
Padronizados;
Livres;
À distância e
Em domicílio.

Fluidoterapia - Explicações necessárias

A fluidoterapia é uma técnica que os médiuns, usando fluidos energizados, utilizam para o tratamento das enfermidades físicas e espirituais. Aplicados sobre o perispírito, eles são absorvidos à semelhança de uma esponja. É a conhecida terapia do passe, praticada nos centros espíritas.

As operações espirituais também pertencem a esta área de serviços porque são atividades ligadas à manipulação de fluidos humanos e espirituais. Classificam-se, porém, como fenômenos de características próprias. Por estarem intimamente ligadas à mediunidade curadora, a equipe envolvida nesse trabalho deverá ter, entre seus membros, um ou mais médiuns curadores.

Estes trabalhos são assistidos por entidades desencarnadas, ligadas ao campo da medicina, conhecedoras de particularidades relativas à saúde físico-espiritual dos pacientes e à lei de causa e efeito.

Quando se considera o serviço de passe convencional, a magnetização dos pacientes não exige nenhuma condição especial para se realizar. Qualquer trabalhador ou Espírito esclarecido poderá ministrá-los com bom aproveitamento, sem maiores exigências. Já na cirurgia perispiritual ela só será concretizada com a presença de médiuns curadores no ambiente, assistidos por Espíritos de médicos desencarnados Pode-se dizer que os papéis do médium curador e dos Espíritos cirurgiões seriam os mesmos do farmacêutico e dos médicos. Enquanto o papel do primeiro é o de ministrar a medicação (fluidos e energias humanas), o desses últimos é o de examinarem cada caso, fazer diagnósticos, prescrever tratamentos fluídicos e, se necessário, realizar cirurgias nos tecidos perispirituais.

Enquanto do lado de cá bastam a imposição de mãos, a prece fervorosa, a conduta moral sadia e a disciplina mediúnica, do lado de lá se desenrola a complexidade das tarefas curativas: a desobsessão (em alguns casos), os procedimentos cirúrgicos, a escolha e seleção de elementos fluídicos a serem utilizados e o estudo das possibilidades de cura ou melhoria das doenças do paciente, frente às suas necessidades evolutivas.

Fechando o Assunto
Passe magnético misto:
Por imposição da(s) mão(s), individual (um passista para cada paciente), sem toque, onde são utilizados os fluidos do médium mais os fluidos dos Espíritos, em favor do processo de cura, inclusive para os grupos de tratamento de desobsessão, que se opera no perispírito e no plano espiritual. Esse processo chama-se fluidoterapia, ou seja, tratamento pelos fluidos, de responsabilidade dos Espíritos.
Passe espiritual:
Aplicado diretamente pelos Espíritos do auxílio magnético, dispensando a presença do médium.
Passe coletivo:
Dado coletivamente numa assembléia (um passista para vários pacientes), com a manipulação dos fluidos a cargo dos Espíritos.
Passe à distância:
É uma modalidade de irradiação muito usada nas Casas Espíritas e que exige prévio aviso àquele que vai receber (nome, endereço, doença, dia e hora da mentalização), com a finalidade de estabelecer sintonia entre o médium que o administra e aquele que o recebe.
Autopasse:
É o passe dado em si mesmo; a prece fervorosa produz efeito de uma magnetização, não só chamando a ajuda dos bons Espíritos, mas dirigindo ao pedinte uma salutar corrente fluídica.
O sopro:
Na visão de André Luiz, embora seja estimulante e eficaz como processo terapêutico, ele só é recomendável àqueles que se enquadram nas regras de boa saúde e higiene, conforme exposto na obra Os Mensageiros.
Essa ressalva é necessária, uma vez que nem todos possuem um organismo (em especial a boca) realmente sádio.

A prece como autopasse

Assim como o homem através dos seus fluidos pode influenciar o seu semelhante, presente ou a distância, pode também agir sobre si mesmo.

O autopasse requer concentração para poder colocar-se na posição de receptor. A seguir, é necessária a meditação e a prece fervorosa. Segundo André Luiz, Nos Domínios da Mediunidade, "A oração é prodigioso banho de forças, tal a vigorosa corrente mental que atrai".

A prece fervorosa, associada à fé na ajuda espiritual, acelera as nossas vibrações, facilitando a ligação com os benfeitores.

A prece impulsiona nossas energias para o alto e atrai as energias espirituais que, somadas às nossas, voltam sobre nós, trazendo fluidos renovadores, a fim de conseguirmos operar com eficiência em favor do próximo. E assim, ajudando, somos também ajudados.


OS PASSES NA UMBANDA
Os passes na Umbanda são direcionados pela entidade incorporada ao médium e os movimentos, duração e intensidade variam de entidade para entidade e de acordo com o caso em questão e o tipo de trabalho realizado.
Os passes podem ser aplicados por entidades de todas as linhas: Caboclos, Pretos Velhos, Erês (crianças), Baianos, Boiadeiros, Ciganos, Mestres e guias do Oriente, Exús e Pombas Giras. Embora alguns dirigentes não usem com a frequência que deveriam os passes dos Guardiões, o que é uma pena, pois quem recebe um bom passe dessas entidades, sente-se leve, descarregado e altamente revigorado.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

ESPIRÍTOS CIGANOS NA UMBANDA

POR CLAUDIA BAIBICH


O ENTENDIMENTO E CONSEQUENTEMENTE O CULTO ÀS ENTIDADES CIGANAS
DENTRO DA UMBANDA, CARREGA AINDA MUITO MISTÉRIO.
A UMBANDA ENQUANTO RELIGIÃO REVELADA AO MUNDO, É MUITO RECENTE.
E VEM SENDO ENTENDIDA, PERCEBIDA , ASSIMILADA E REINVENTADA POR
SEUS ECLÉTICOS SEGUIDORES AO LONGO DESSE CENTENÁRIO.
A CORRENTE ASTRAL DA UMBANDA CONGREGA E ABRIGA UMA INFINIDADE DE
VERSÕES E INTERPRETÇÕES, CADA QUAL PRETENDENDO A SUA VERDADE.
SE UMA RELIGIÃO PERMITE EM SUA CONSTITUIÇÃO A ATUAÇÃO DE ENTIDA-
DES TÃO DIFERENTE ENTRE SI, RESPEITANDO-AS EM SUAS LINHAS E CARAC-
TERÍSTICAS PECULIARES, O QUE NÃO FARIA POR NÓS, PEQUENOS APRENDI-
ZES DO AMOR.
CADA TENDA, TERREIRO, CENTRO, TEMPLO OU CABANA POSSUÍ SEUS ESTA-
TUTOS, EMBORA A MAIORIA SIGA A BASE REVELADA PELO CABOCLO DAS SE-
TE ENCRUZILHADAS AO MÉDIUM ZÉLIO DE MORAES EM 15 DE NOVEMBRO DE
1908.
ALGUNS PODEM ARGUMENTAR QUE A UMBANDA TORNOU-SE PALCO DE MA-
NIFESTAÇÕES CAÓTICAS DESPROVIDADAS DE VERDADEIRO SIGNIFICADO
RELIGIOSO.
ENTRETANTO NÃO SÃO SEUS SEGUIDORES QUE ESTÃO DENTRO DA UMBANDA,
A UMBANDA VERDADEIRA É QUE ESTÁ DENTRO DOS QUE A ELEGERAM COMO
RELIGIÃO MÃE.
RELIGIÃO ESSA QUE EQUACIONA AS DIFERENÇAS, TENDO COMO RESULTANTE
O AMOR UNIVERSAL.
OS ESPÍRITOS QUE TRABALHAM NA UMBANDA NA LINHA DOS CIGANOS,
DOMINAM A ARTE MAGISTÍCA E TÊM UMA FORÇA DESCONHECIDA PELA MAI-
RIA DAS PESSOAS, INCLUSIVE ALGUNS UMBANDISTAS.
PERTENCEM A UMA FALANGE COMPOSTA POR ESPÍRITOS ELEVADOS QU
ENCARNARAM NOS QUATRO CANTOS DO MUNDO, ASSIM FORMAM UMA
EGRÉGORA DE PURA LUZ E SABEDORIAS ANCESTRAIS
ATRAVÉS DA MANIFESTAÇÃO DE SUA ALEGRIA ATRAEM UMA MULTIDÃO
CRESCENTE DE SEGUIDORES UMBANDISTAS OU NÃO.
MUITOS MISTÉRIOS AINDA SERÃO REVELADOS, À MEDIDA QUE ESTIVERMOS
PREPARADOS.
SALVE OS ESPÍRITOS CIGANOS
ROGAMOS A SUA PRESENÇA
E REVERENCIAMOS A SUA SABEDORIA
PARA COPIAR, CITE A AUTORIA E UM LINK PARA ESSE BLOG COMO ABAIXO:
Autoria Claudia Baibich

.