quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ELEMENTOS USADOS PELAS ENTIDADES CIGANAS

Queridos leitores,

Com base nos dados obtidos com a enquete, aqui exposta, sobre quais os elementos usados pelas entidades ciganas,
serão feitas postagens sobre cada um desses elementos e sugestões para estudos e aprofundamento.

Um abraço
Claudia.

sábado, 4 de setembro de 2010

Itália também quer expulsar ciganos

Começou em França, mas a polémica medida promete estender-se. Agora é a Itália que também quer expulsar os ciganos, não só no país, mas em toda a União Europeia.

O Governo italiano já pediu autorização à UE para expulsar os cidadãos de origem cigana cujo modo de vida seja considerado inadequado.

Foi o ministro do Interior, Roberto Maroni, quem o admitiu, numa entrevista ao «Corriere della Sera»: «Sim, queremos expulsões como as de imigrantes ilegais e não repatriamentos assistidos ou voluntários.»

O governante explicou que a medida seria válida apenas para os imigrantes comunitários que «violarem a directiva que estabelece os requisitos mínimos para aquelas pessoas que vivem noutro Estado-membro: renda mínima, residência adequada e não estar a cargo do sistema social do país que os acolhe».

Sobre as críticas de que tem sido alvo o governo francês, e que agora vão sendo alargadas ao executivo de Silvio Berlusconi, lamentou o «velho preconceito existente em certos âmbitos da esquerda, da Igreja e de associações».

Roberto Maroni assegurou que, no próximo dia 6 de Setembro, vai lançar a proposta no encontro de ministros do Interior da UE.

Quem não gostou de o ouvir foi a Conferência Episcopal italiana, que apelidou mesmo Maroni de «racista». «Limitar a circulação de pessoas é um risco que pode hipotecar fortemente a construção da Europa e é um risco que pode provocar políticas de imigração que façam renascer os nacionalismos», disse um porta-voz dos bispos.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MANIFESTAÇÃO EM LISBOA CONTRA A EXPULSÃO DE CIGANOS NA FRANÇA




Maria José Casa-Nova - investigadora da Universidade do Minho que há anos estuda os ciganos portugueses - não podia ficar de braços cruzados. Soube que, no próximo sábado, haverá em diversas cidades europeias manifestações contra a expulsão de ciganos romenos e búlgaros em França. E meteu mãos à obra para que o protesto se ouça também em Portugal.
Não foi por acaso que investigadores e activistas franceses agendaram a manifestação para 4 de Setembro. A 4 de Setembro de 1870, renascia a república em França, depois de duas experiências (de 1792 a 1804 e de 1848 a 1854).

Noutros países, organizações não governamentais tomaram a iniciativa. Aqui, Maria José Casa-Nova desatou a mandar e-mails a amigos, investigadores, activistas a convidá-los para se juntarem em frente à embaixada de França em Lisboa. Mandou mais de 150 e já não está sozinha - a União Romani Portuguesa e o sociólogo João Teixeira Lopes figuram como co-promotores do protesto já autorizado pelo Governo Civil.

"É uma manifestação pacífica", diz a autora de Etnografia e produção de conhecimento - reflexões críticas a partir de uma investigação com ciganos portugueses, livro lançado em Fevereiro. "O Governo francês sente legitimidade para fazer isto porque a maior parte da população não gosta de ciganos. Se não se fizer nada, isto generaliza-se, acontece noutros países", acrescenta.

A directiva da livre circulação oferece ao cidadão comunitário a hipótese de residir em qualquer país da União. Mas o direito a ficar mais de três meses está sujeito a algumas condições - tem de trabalhar por conta própria ou por conta de outrém ou de, pelo menos, ter meios de subsistência que não o convertam num fardo para a segurança social do país de acolhimento. Pode ser expulso se não satisfizer tal requisito ou se significar uma "genuína, presente e suficientemente séria ameaça [...] para a segurança pública".

Todo o esforço do governo francês lhe parece contestável do ponto de vista do respeito pelos direitos humanos. E inútil: se os países de origem não tratarem de integrar os roma, eles continuarão a sair; se os países de acolhimento também nada fizerem, continuarão a expulsá-los.

Por Ana Cristina Pereira
http://www.publico.pt/Sociedade/manifestacao-em-lisboa-contra-expulsao-de-ciganos-em-franca_1453989

.