quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ilustrações de cartas ciganas

http://www.tarotgarden.com/boutique/...gitancards.gif











http://www.tarotgarden.com/boutique/...gitancards.gif

domingo, 15 de janeiro de 2012

A Toda Sociedade Brasileira

Em manifesto, professora pede maior atenção da sociedade à população cigana

Em contato com o site da Associação Cantareira, a professora Bernadete Lage Rocha, atuante no Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e na Casa de Passagem de Viçosa (MG), solicitou a publicação de manifesto nacional pela melhoria da condição de vida da população cigana.

“Estamos enviando-lhes este manifesto de pedido de socorro imediato ao Povo Cigano, para que todos se sensibilizem e interfiram junto aos órgãos competentes, para incluí-los nas políticas públicas de saúde, educação, erradicação da miséria e de comportamentos preconceituosos que causam tanto sofrimento a esses seres à margem da vida”, consta em um dos trechos do manifesto.

Ciganos são mais de 800 mil no Brasil
Atualmente, segundo dados do Censo do IBGE de 2010, cerca de 800 mil ciganos vivem no Brasil, sendo que 90% deles são analfabetos, é há acampamentos ciganos em 291 cidades brasileiras. De acordo com o manifesto, os ciganos não estão incluídos em programas de assistência social de saúde, educação, tratamento dentário, vacinação e bolsa-família.

Confira o manifesto:

Abaixo, manifesto nacional por melhoria da condição de um povo com o estigma doloroso de vidas – 800000 pessoas, 90% analfabetos, segundo o IBGE – relegadas ao abandono e à execração pública diária. Resolvemos apelar para a compaixão e a responsabilidade civil de todos os segmentos da sociedade, por puro cansaço de anos de tentativa inglória de amenizar a dor do despertencimento.

Estamos enviando-lhes este manifesto de pedido de socorro imediato ao Povo Cigano, para que todos se sensibilizem e interfiram junto aos órgãos competentes, para incluí-los nas políticas públicas de saúde, educação, erradicação da miséria e de comportamentos preconceituosos que causam tanto sofrimento a esses seres à margem da vida.

Nós, voluntários do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, APAC, Casa de Passagem, na cidade de Viçosa, Minas Gerais, além do Fórum Mundial Social – Mineiro e diversas outras entidades, requeremos as medidas emergenciais de inclusão destes brasileiros, que já nascem massacrados pelo fardo vitalício da dor do aviltamento e segregação atávica em nossa sociedade, desabrigados que são da prática do macroprincípio da dignidade da pessoa humana, telhado da Constituição.

Se nosso país tornou-se referência em crescimento econômico, certamente conseguirá sê-lo também em compaixão e acolhimento dessa causa universal.

DE GENTE ESTRANHA, em caravana.

Dolorosamente incômoda.

Ciganos. Descobrimos, perplexos, que suas famílias são excluídas dos programas de bolsa-família, saúde, educação, profilaxia dentária, vacinas etc. Sua existência se torna mais dramática, pois não conseguem os benefícios do governo por não terem endereço fixo. Segundo o IBGE, são cerca de 800.000, 90% analfabetos.

Há seis anos, resolvemos visitar um acampamento em Teixeiras, perto de Viçosa. E o que vimos foi estarrecedor: idosas, quase cegas, com catarata. Pais silenciosamente angustiados, esperando os filhos aprenderem a ler em curto espaço de tempo, até serem despejados da cidade. Levamos ao médico crianças que “tinham problema de cabeça”. E eram normais. Apenas sofriam um tipo diferente de bullyng, ignoradas, invisíveis que são. Chefes de família com pressão altíssima e congelados pelo medo de deixarem os seus ao desamparo.

Vida itinerante. Numa bolha, impermeável. Forasteiros no próprio país. Dor sem volta. Passamos a visitar todos que aqui vem. E a conviver com o drama de mulheres grávidas, anêmicas e sem enxoval. Crianças analfabetas aos dez, onze anos.

Sugeriram-nos que eles precisam se organizar e reivindicar. Ora, alguém já viu seqüestrado negociar com sequestrador? Como pessoas reféns do analfabetismo, execradas publicamente todos os dias de suas vidas, amordaçadas pelo preconceito e com filhos para alimentar conseguirão lutar por algo? Vide a Pirâmide de Maslow. Quem tem que gritar somos nós. Para eles não sobra tempo de aprender o ofício da libertação, já que são compulsoriamente nômades – sempre partem porque os donos dos terrenos ou algum prefeito pressionado expede a ordem de saída.

A gente descobre, atordoada, que desde a primeira diáspora, quando passaram a viver à deriva, sempre expulsos, eles vivem numa cápsula do tempo. Conservam os mesmos hábitos daquela época, ou seja, sociedade patriarcal, vestuário, casamento prematuro, a prática de escambo e a mesma língua dos antepassados. Tudo isto PORQUE NÃO PARTICIPAM DAS TRANSFORMAÇÕES DA CIVILIZAÇÃO. Jamais têm acesso às benesses das pesquisas tecnológicas e científicas, aos programas governamentais de erradicação da miséria, às celebrações civis agregadoras ou sequer a proposta de ao menos um olhar de compaixão.

E, então, “civilizados” que somos, cristãos ou não, que gritamos por nossos direitos, que votamos a favor ou contra, que existimos, continuaremos a dormir em paz?

Agradecemos a todos que se sensibilizarem com a causa.

Respeitosamente,

Profª. Bernadete Lage Rocha

l.bernadete@yahoo.com.br

031-88853369

do site http://www.cantareira.org/destaques/em-manifesto-professora-pede-maior-atencao-da-sociedade-a-populacao-cigana

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Estudo do Baralho Cigano: as divisões



Cartas com representações de astros
Sentimentos mais elevados, fatídicos, maior duração, os ciclos, a espiritualidade, a fé
16 - estrela (6 de copas)
31 - sol (ás de ouros)
32 - lua (8 de copas)

Cartas com representações de animais
Instintos e paixões humanas, o lado sombrio, agressividade, perigos, inimigos
7 - cobra (dama de paus)
12 - pássaros (7 de ouros)
14 - raposa (9 de paus)
15 - urso (10 de paus)
17 - cegonha (dama de copas)
18 - cão (10 de copas)
23 - rato (7 de paus)
34 - peixes (rei de ouros)

Cartas com representações da natureza
Vida cotidiana, saúde, opções, escolhas, trabalho, renovação, vitalidade, doenças, obstáculos
2 - paus/trevos (6 de ouros)
5 - árvore (7 de copas)
6 - nuvens (rei de paus)
9 - ramalhete/flores  (dama de espada)
20 - jardim (8 de espadas)
21 - montanha (8 de paus)
22 - caminhos (rainha de ouros)

Cartas com representação de figuras humanas
1- cavaleiro, mensageiro (nove de copas)
29 -mulher, dama, cigana (ás de espadas)
28 - homem, cavalheiro, cigano, (ás de copas)
13 - criança (valete de espadas)

Cartas com representações de objetos
as relações sociais (familiares, profissionais, amizades), as iniciações, o passar dos anos, os ritos de passagem
3 - navio (10 de espadas)
4 - casa (rei de copas)
8 - caixão (9 de ouros)
10 - foice (valete de ouros)
11 - chicote (valete de paus)
19 - torre (6 de espadas)
25 - aliança/anel (ás de paus)
26 - livro (10 de ouros)
27 - carta (7 de espadas)
33 - chave (8 de ouros)
35 - âncora (9 de espadas)
36 - cruz (6 de paus)

Carta com representação simbólica abstrata
24 - coração (valete de copas)


TENDÊNCIAS DE SIGNIFICAÇÃO DA MENSAGEM
POSITIVA
NEGATIVA
NEUTRA

.